terça-feira, 24 de novembro de 2009

Assim se começa

Por enquanto deixo-vos este pequeno video da nossa bela Vila de Longroiva



Até Já

6 comentários:

  1. Muitos Parabéns.
    Longroiva é a minha terra preferida.
    Quando os dias me correm mal penso - se pudesse estar em Longroiva!!..
    Hoje foi possível..
    As fotografias são muito boas.

    Óscar Sampaio

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, espero que vá visitando o blog com alguma frequência, irei tentar colocar aqui as notícias mais significativas de Longroiva e do Concelho, bem como mais fotografias.

    ResponderEliminar
  3. Para quem era criança no Verão da década de sessenta ao escutar o nome de Longroiva, há-de com certeza passar-lhe um filme em sua cabeça.
    A primeira lembrança é Nossa Senhora do Torrão,grande romaria onde as pessoas se reuniam ou para pagar algum tipo de promesas à virgem ou a título disso aproveitar para se refestelarem com polpudos e ataleigados farneis onde se aconchegavam saborosas choriças, bem temperados salpicões e alguns pães centeios ou brancas sêmeas.
    E a famosa Casa dos Banhos, essa sim era o verdadeiro símbolo de Longriva. Quanta gente se enfileirava para conseguir o benefício das medicinais águas sulforosas que brotavam das rochas para as banheiras a mais de 30 graus de temperatura.
    Longroiva nessa época suplantava em gente qualquer vila ou cidade do interior.
    Da Mêda a Longroiva não era longe, mesmo a pé. Eu também gostava de ir à festa. Tinha lá os meus dez,doze anos. Ia com a cara e a coragem, sem dinhheiro e sem farnel,chegando lá e apertando a fome haveria-se de ver.Havia uma romãzeira no caminho para os banhos do lado esquerdo da rua que era o primeiro aperitivo e depois sempre tinha um conhecido que chamava a gente para dar uma aliviada na taleiga.
    Esta foi uma página do livro de lembranças.

    ResponderEliminar
  4. Benvindo à Blogosfera.

    Grande Longroiva. Terra de Castelos e Templários.

    Terra boa de gente ainda melhor.

    Ficarei atento e prometo participar.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,
    É com enoreme apreço que vejo surgir este blogue sobra a magnifica aldeia de Longroiva, uma das mais antigas do nosso concelho.
    Parabens e continuem a publicar factos e histórias sobre a bonita Longroiva.
    Um abraço
    Pedro Lourenço

    ResponderEliminar
  6. Ao entrar neste espaço não podia deixar de sentir a saudade dos tempos de criança quando passava as férias de Setembro e assistia à festa de N.Sª do Torrão.Isso é que era uma festa!Naturalmente,que quem escreve estas linhas é um Longroivense de gema que nunca esqueceu a sua linda terra embora só tenha lá nascido.Pertenço à família Bulha e ainda tenho aí uma tia e primas
    Vou estar atento às notícias da minha(nossa)terra pensando mesmo fazer uma visita,em breve.Chamo-me Olimpio Faróia

    ResponderEliminar